Dente quebrado tem conserto? Conheça as principais soluções!


Quebrar um dente é uma experiência desagradável e pode trazer diversos constrangimentos. Porém, poucas pessoas sabem que esse tipo de acidente acontece com mais frequência do que imaginamos. 
Independentemente da causa, dente quebrado tem conserto e a melhor coisa a fazer nessa situação é procurar um dentista. Para tirar as dúvidas sobre esse assunto tão delicado, apresentaremos as alternativas para resolvê-lo de forma efetiva. 
As causas da fratura dentária 
São diversas as situações que podem resultar em uma fratura no dente, principalmente nos períodos da infância e adolescência, dadas as chances de acidentes ou quedas em brincadeiras. Já em adultos, a situação mais recorrente é a fratura em virtude de esportes de contato, como artes marciais. 
Além desses casos, existem outras situações onde a quebra pode ocorrer, por exemplo: 
dentes mal posicionados na arcada dentária;
perda de um ou mais dentes, resultando em mais carga sobre outros;  
bruxismo; 
contato entre dentes cuja força não é absorvida; 
cáries. 
Dentre essas causas, a mais comum ainda é a cárie, pois existe um alto número de pacientes que não conseguem percebê-la até que o dente já esteja comprometido. 
Tratamentos para o dente quebrado 
Em caso de dente quebrado, é imprescindível que você procure um dentista o quanto antes para que a situação não se agrave. O importante é agir com rapidez e ficar tranquilo, afinal, dente quebrado tem conserto! Confira os principais métodos utilizados nesses casos. 
Polimento do dente 
Essa é a solução simples para casos com danos leves, onde o paciente perdeu apenas um pequeno fragmento do dente. 
Nesse tratamento é realizado o desgaste do dente, eliminando bordas cortantes e recuperando o seu formato original. Esse procedimento resulta em uma superfície lisa que garante o conforto e as aptidões normais de seu sistema dentário. 
Restauração 
A restauração é realizada em fraturas pequenas e médias. Nada mais é do que preencher a parte quebrada com resina ou amálgama de prata, fazendo com que o dente volte a ter a sua forma original. 
Existem dois métodos de restauração. Uma delas é a direta, realizada diretamente no consultório em poucas sessões. Já a indireta, onde a prótese é moldada em um laboratório, requer maiores etapas no tratamento, de modo que há uma janela de tempo maior para que seja concluído. 
Colocação de coroa 
Quando a fratura atinge a porção superior do dente, o procedimento é feito através de facetas laminadas de porcelana — mais conhecidas como coroas unitárias — que reproduzem a forma e função originais do dente. 
É válido lembrar que, quando o interior do dente fica exposto, o paciente tende a sentir muita dor. Além disso, é necessário realizar o tratamento de canal durante o tratamento, para então finaliza-lo com a coroa. 
Remoção do dente e colocação de prótese 
Em casos mais raros, pode ocorrer a fratura da raiz dental. Nesses casos, o paciente pode ouvir o barulho da fratura e sentir dor no dente e na região dos ligamentos que seguram o dente no osso. 
Caso perceba os sintomas, evite mastigar e procure um dentista com urgência. Ele vai realizar uma radiografia para diagnóstico e, caso seja notada a fratura na raiz, o mais comum é a extração do dente e substituição por uma prótese — que caracteriza o procedimento denominado como implante dentário. 
Está vendo como o tratamento pode ser mais simples do que você imagina? Agora que já sabe que dente quebrado tem conserto, não se esqueça de que é preciso buscar um profissional qualificado o mais rápido possível. As soluções são eficazes e evitarão qualquer constrangimento em decorrência da fratura dentária. 
Se interessou e quer receber mais dicas sobre tratamento dentário?
Ligue agora
Como chegar