Entenda agora as diferenças entre botox e preenchimento facial


Ter um sorriso bonito e uma pele saudável são desejos de muitas pessoas hoje em dia. Para alcançar esses objetivos estéticos, diversas tecnologias foram desenvolvidas e estão disponíveis tanto em clínicas de beleza quanto clínicas odontológicas. É o caso do botox e preenchimento facial.

Esses procedimentos, embora tenham diferenças substanciais, são comumente considerados como idênticos pelo público. No entanto, há diferenças quanto à substância aplicada, à duração do efeito do tratamento e a quem eles são recomendados.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça, a seguir, as principais diferenças entre esses procedimentos. Também vamos entender como uma clínica odontológica pode ajudar nesse contexto. Confira!

Afinal, o que é botox?

O termo botox se refere a uma marca registrada da primeira, e mais famosa, toxina botulínica aprovada no Brasil. Essa substância é responsável por inibir a contração de determinados músculos da face e é oriunda de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum.

A popularidade da marca botox foi tão grande que seu nome acabou se associando naturalmente à toxina botulínica. 

O que é preenchimento facial?

O preenchimento facial é um procedimento que visa o embelezamento e a reestruturação da pele envelhecida. Geralmente, o preenchimento é feito com a substância chamada ácido hialurônico, que está presente de forma natural no corpo humano, mas que, com o passar da idade, vai sumindo do corpo. 

O acido hialurônico é uma molécula feita de açúcar que tem o potencial de atrair a água e se comporta como um lubrificante, absorvendo o choque em partes do corpo, como as articulações.

Além dessa região, o ácido hialurônico também está presente na pele, onde ele tem a função de preencher o espaço entre as células.

É por isso que uma pele com considerável quantidade de ácido hialurônico consegue ter um aspecto liso, elástico e hidratado. Quando ocorre a queda dos níveis dessa substância no corpo, surgem as tão temidas rugas. 

Quais as diferenças entre botox e preenchimento facial?

Como vimos, a diferença básica entre botox e preenchimento facial é o tipo de substância utilizada. Mas existem outras diferenças significativas entre esses dois procedimentos. Vamos ver mais detalhes a seguir. 

Em relação a quando são indicados

O botox tem uma indicação mais voltada para a prevenção e também para as linhas de expressão do rosto promovidas pela movimentação dos músculos faciais. Ele é recomendado a partir dos 30 anos de idade ou para aquelas pessoas jovens que já apresentam os primeiros sinais de envelhecimento. 

Já o preenchimento facial é mais indicado para consertar marcas já existentes. É recomendável tanto para reduzir as marcas de expressão quanto para aumentar o volume de certas regiões do rosto, conforme se observa na técnica de harmonização facial. O preenchimento facial é indicado para aqueles que têm acima de 25 anos de idade. 

Procedimento

A aplicação de botox dura em média 30 minutos e é considerada bastante rápida e indolor, sem deixar nenhuma cicatriz. Durante o procedimento o profissional responsável vai selecionar os pontos específicos e injetar a quantidade ideal da substância.

No caso de pessoas que têm mais sensibilidade a dor, é possível solicitar que a aplicação seja feita mediante a anestesia local. 

O preenchimento facial é feito de maneira parecida. A diferença está nas dimensões da pele que são aplicadas a substância. Por exemplo, é possível aplicar na superfície, na derme profunda e até no tecido subcutâneo.

Para isso são disponíveis vários calibres e diversas tamanhos das agulhas para realizar a aplicação. No caso do preenchimento nos lábios é necessário o uso de anestesia simples e em outras regiões, somente se o paciente achar importante. 

Contra-indicações

O botox não é recomendado para as pessoas que têm alergia a toxina botulínica, o que é bastante raro. Outra contraindicação é para mulheres grávidas e em aleitamento. Também não se recomenda a aplicação do botox na região onde se encontra inflamada ou infectada. 

As contra-indicações para o preenchimento facial são mais restritivas. Por exemplo, não se recomenda o preenchimento facial em pessoas com doenças auto-imunes, grávidas lactantes e pessoas com alergia a qualquer componente da formulação da substância. 

Duração dos tratamentos

Os primeiros resultados do botox já podem ser visto entre 24 e 48 horas após o procedimento. A substância botulínica pode durar até seis meses, sendo necessária a reaplicação depois desse período. 

Já o preenchimento facial tem duração superior ao do botox. Em média pode durar até 20 meses. 

Regiões tratadas

Enquanto que o botox é mais aplicado com objetivo de relaxar áreas que sofreram com a movimentação dos músculos faciais, o preenchimento facial é aplicado nas marcas de envelhecimento.

É justamente por conta dessa característica que, em alguns casos, esses dois procedimentos são utilizados de forma conjunta para tentar amenizar os sinais do envelhecimento e melhorar a elasticidade da pele.

Dentista pode fazer aplicação de botox?

Se você está se sentindo desconfortável com aparência da sua pele que está mais com aspecto envelhecido ou flácido, você pode procurar uma clínica odontológica. Isso mesmo!

Recentemente foi aprovada a aplicação de botox como um procedimento realizado em consultórios odontológicos para fins estéticos-funcionais. Isso quer dizer que o dentista está habilitado e tem total autorização para fazer o procedimento odontológico que utilizam botox.

No entanto, no momento de escolher uma clínica para fazer esse procedimento é fundamental se informar sobre a qualidade da estrutura que a clínica oferece. 

Ou seja, é importante contar com clínicas que estão efetivamente especializadas na aplicação e oferecem o melhor qualidade da substância a ser aplicada. É o caso da OdontoCompany, a única rede de clínicas odontológicas na América Latina que faz o uso da marca Botox. 

Vimos até aqui algumas informações sobre o botox e preenchimento facial. Embora seja um procedimento bem simples, o paciente que recebeu aplicação de botox dever tomar alguns cuidados após aplicação no rosto. Não fazer atividade física e evitar viagens de avião, por exemplo, estão entre as recomendação temporárias.


Ligue agora
Como chegar