Afinal, implante dentário dói? Saiba aqui!

Quando se fala em implantes, muitas vezes, surgem questões e dúvidas na cabeça do paciente. A principal delas diz respeito aos desconfortos que podem aparecer durante e após uma cirurgia. Mas, afinal, implante dentário dói?

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, confira um pouco mais sobre como é realizado o procedimento de implantes e quais as etapas desse tratamento tão eficiente para devolver a estética e a função dos dentes. Acompanhe!

Como é o procedimento de implante?

A colocação de implante é um procedimento cirúrgico que ocorre em consultório. Nele, é feito um corte na gengiva, abaixo da arcada dentária, para acessar o osso maxilar ou mandibular, que substituirá a raiz do dente artificial e funcionará como base de apoio.

Após isso, é realizada a perfuração do osso para que seja encaixado um pino de titânio. Ainda, ele deveficar completamente firme para, posteriormente, receber a prótese que substituirá o dente perdido.

Por fim, trata-se de um procedimento bastante eficiente e que conta com bons resultados, isso porque, por serem rosqueadas, as próteses sobre implantes são mais seguras e trazem confiança aos pacientes. 

Quais são as etapas do procedimento?

O procedimento de implante acontece em etapas. A primeira fase é o diagnóstico, em que são avaliados o histórico do paciente e sua estrutura óssea, para entender se será possível a realização do tratamento.

Após a avaliação, é feita a cirurgia para a colocação do pino no osso. O procedimento dura cerca de 30 a 40 minutos e, então, é necessário aguardar o período de osseointegração, que pode levar de 3 a 6 meses.

Com o osso integrado, é iniciada a fase protética, ou seja, a confecção da prótese que funcionará como dente substituto. Nessa etapa, é possível escolher a cor, o formato e o material da prótese. 

O passo final, portanto, é a colocação da prótese. Para isso, o cirurgião abre novamente a região do implante para que o paciente possa receber o dente artificial.

O implante dentário dói?

De modo geral, a aplicação do implante não é um procedimento doloroso, isso porque, durante o processo cirúrgico, o paciente permanece anestesiado. Além disso, o osso onde é feito o furo conta com pouquíssimas inervações, o que minimiza ainda mais as chances de dores.

No entanto, é possível que o paciente sinta algum desconforto durante o pós-operatório. Nesses casos, o cirurgião pode receitar medicamentos analgésicos e antibióticos.

A dica para diminuir os desconfortos no pós-operatório é seguir a risca as recomendações do dentista. Ainda, é importante permanecer em repouso por, pelo menos, um dia, evitar cuspir e bochechar para não correr o risco de causar sangramentos e reduzir a prática de exercícios físicos nos primeiros dias.

Muitas pessoas têm medo de procurar um profissional por acharem que o implante dentário dói, no entanto, o procedimento é bastante simples e praticamente indolor. Dependendo de cada caso, os processos de colocação podem variar, por isso, é fundamental buscar um especialista para realizar o diagnóstico.

Ligue agora
Como chegar