VEJA OS 7 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA USAR APARELHO DENTÁRIO

A maioria de nós almeja um sorriso bonito e confiante, não é mesmo? No entanto, a necessidade de cuidar da saúde bucal é algo que vai muito além de uma preocupação estética. Alterações na estrutura, forma ou até mesmo no modo em que mordemos podem ser alguns dos sinais de que você precisa usar aparelho para ter, assim, mais qualidade de vida.

É isso mesmo! Muitas vezes, os tratamentos ortodônticos são vistos apenas como uma ferramenta para nos sentirmos mais bonitos e, assim, melhorar a autoestima dos pacientes. Embora esse seja um motivo completamente válido, a saúde e qualidade de vida também sofrem com problemas dentários, que podem impactar negativamente o nosso dia a dia.

Não sabe quais são esses sinais? Não se preocupe! A seguir, discutiremos alguns dos sintomas mais comuns que podem ser indicativos de que você deve utilizar um aparelho ortodôntico. Além disso, falaremos também sobre a importância dos aparelhos e a sua prescrição para os pacientes. Boa leitura!

O que são os aparelhos ortodônticos?

A odontologia é uma área que está em constante evolução. A cada ano, novas descobertas são feitas e complementam ainda mais o setor, deixando-o mais tecnológico e eficiente para os tratamentos bucais.

Um de seus avanços mais notáveis das últimas décadas foi, sem dúvidas, o surgimento dos aparelhos ortodônticos. No início, eles eram bem arcaicos e com uma aparência um tanto quanto assustadora, mas hoje são altamente tecnológicos, leves, práticos, indolores e confortáveis.

Eles são uma ferramenta indispensável para a reposição dental e até óssea das estruturas dispostas na cavidade oral. São, portanto, essenciais para o tratamento de alterações na mordida e como terapia assistencial e secundária para diversos outros problemas, incluindo cáries, periodontites, dores de cabeça e muito mais.

Como é feita a prescrição desse tipo de tratamento?

A prescrição dos tratamentos odontológicos com aparelhos ortodônticos é feita a partir da avaliação de um dentista especializado, conhecido como ortodontista. Esse profissional estudou exclusivamente para lidar com as alterações de estruturas e a sua resolução por meio do uso desse recurso.

O dentista, nesse caso, avaliará o paciente presencialmente, examinando-o, anotando suas principais queixas e, claro, avaliando o estilo de vida daquele indivíduo. Depois, solicitará uma série de exames (entre eles radiografias panorâmicas e, por vezes, tomografias e até mesmo ressonâncias) para avaliar as necessidades daquela pessoa.

A partir desses dados e informações, o profissional determinará qual é o tipo de aparelho ortodôntico indicado para aquele caso, adequando seus conhecimentos para fornecer o melhor tratamento possível para cada paciente.

Quais são os sinais de que você precisa usar aparelho?

Como podemos ver, apenas um dentista especializado em ortodontia poderá definir se realmente precisamos ou não utilizar um aparelho ortodôntico para corrigir eventuais problemas bucais.

Isso, no entanto, não impede que conheçamos alguns dos sinais que podem indicar que precisamos desse tipo de tratamento. A seguir, veja os sintomas mais comuns entre pessoas que fazem um acompanhamento ortodôntico.

1. Dentes tortos

Um dos sinais mais intuitivos e difundidos de que alguém pode precisar do tratamento com aparelhos ortodônticos é, sem dúvidas, a presença de dentes tortos. Esse é um indicativo claro de que algo está errado na arcada do paciente. No entanto, nem sempre pessoas com dentes desalinhados necessitarão desse tipo de intervenção. Tudo precisa, portanto, ser avaliado caso a caso!

2. Dentes separados

A presença de dentes afastados uns dos outros também pode ser um indicativo da necessidade de usar aparelhos. Muitas vezes, essa separação progressiva pode fazer com que os dentes localizados mais ao fundo (ou na frente, dependendo de onde ocorre o afastamento) se apinhem, gerando problemas graves para a mordida e consequências negativas para a saúde.

3. Mordida inadequada

Já que estamos falando sobre o apinhamento, um dos principais problemas com a mordida, que tal abordamos esse tópico fundamental para o uso de aparelhos? Algumas vezes, alterações na estrutura mandibular podem fazer com que o ato de morder seja prejudicado. A longo prazo, isso gera uma série de efeitos negativos, como dores de cabeça e muito mais.

4. Dores na mandíbula

As dores na mandíbula podem ter muitas causas, entre elas os distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e, claro, problemas com dentes desalinhados ou mordidas inadequadas. Embora muitas vezes a cirurgia ortognática seja recomendada para solucionar tais ocorrências, em outras o uso de aparelhos ortodônticos é o suficiente para acabar com essas dores.

5. Dificuldade para falar

Outro problema, menos comum, mas que também pode ser causado por desalinhamento dentário, é a dificuldade para falar. Os seres humanos articulam as palavras por meio da utilização de diversas estruturas, entre elas a língua e, claro, os dentes. Assim, quando eles se encontram fora de alinhamento, é possível que o paciente apresente dificuldade para a formação de sons que outrora eram emitidos sem maiores problemas.

6. Dores de cabeça

Dentes desalinhados também podem causar um sintoma muito sério e prejudicial para a qualidade de vida: as dores de cabeça. Portanto, se você sofre com desconfortos na região que não parecem ter qualquer outra origem e não costumam passar com o uso de analgésicos, pode ser que você precise utilizar um aparelho ortodôntico e que a dor esteja sendo causada por compressão de nervos da face. Fique ligado!

7. Dores no ouvido

Outro problema que ocorre com o desalinhamento dos dentes e que pode ocorrer sem que exista uma causa muito definida para tal é a dor de ouvido. Por serem estruturas muito próximas ao maxilar, os ouvidos também sofrem interferência de problemas nessa região. Zumbidos e sons frequentes também são outros sintomas comuns, que podem ou não estar acompanhados de dor.

Fazer tratamento com um ortodontista pode ser exatamente o que precisamos para ter mais qualidade de vida e, claro, aumentar a nossa autoestima com um sorriso bonito e exuberante. Por isso, agora que você já sabe quais são os sinais de que você precisa usar aparelho, procure um especialista para avaliar o seu caso!

Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Não tem problema! Sinta-se à vontade para entrar em contato com os nossos especialistas, que estão sempre a postos para discutir os mais diversos assuntos relacionados à odontologia com você sempre que for necessário. Estamos no aguardo de sua mensagem.

Ligue agora
Como chegar