ENTENDA COMO FUNCIONA O IMPLANTE DE CARGA IMEDIATA

implante


Responda rapidamente a esta pergunta: quem não quer ter um belo sorriso para sair bem nas fotos? A resposta afirmativa é unânime, uma vez que o sorriso melhora a estética e a função da boca. Contudo, para quem deseja ter segurança ao sorrir, é preciso entender como o implante de carga imediata soluciona a perda dental.

Para resolver as suas dúvidas quanto ao tratamento revolucionário da ciência odontológica, escrevemos este texto que explica o que é, como é feito o procedimento e quais as principais diferenças entre prótese imediata e tradicional. Leia agora mesmo para saber quais as melhorias que o processo tem a oferecer!

O que é o implante de carga imediata?
Ideal para quem perdeu um ou vários dentes, atualmente os implantes de carga imediata são uma tendência da odontologia por causa dos avanços científicos na área, que busca aumentar a saúde, a segurança e o conforto na região bucal.

Porém, muitas vezes a dúvida que fica nos pacientes é: em que consiste tal aplicação? Como o nome indica, o diferencial do método imediato, também conhecido como “dentes no mesmo dia”, é que as coroas ou as pontes são fixadas com base em um parafuso de titânio sob o osso em uma única sessão.

Por que a aplicação é diferente da tradicional?
Existem algumas diferenças entre a implantação tradicional e a imediata, mas o que pesa mais é o tempo de procedimento. A aplicação tradicional requer que você vá várias vezes ao consultório, desde o primeiro diagnóstico até a confecção e molde da estrutura.

Outro ponto é que a prótese tradicional é realizada em estrutura metálica que pode ser envolvida tanto em material cerâmico quanto em porcelana e, dependendo da situação, são usados dois dentes como pilar de apoio para a prótese.

Como é feito o implante de carga imediata?
Sabe por que você sai com um novo sorriso no mesmo dia quando escolhe o implante imediato? Para deixar claro e tirar todas as suas dúvidas, explicamos como o procedimento, que é realizado em até 8 horas, é feito por um cirurgião-dentista.

O implante de carga imediata consiste na colocação inicial da prótese, a qual recebe provas para se adequar ao tamanho, à cor e ao alinhamento da sua boca.

Depois disso, é só manter a atenção com o pós-operatório, pois você deve ter cuidado com a força ou com alguma tensão excessiva. É preciso estar imóvel até que o implante esteja integrado à boca. Mas quando isso acontecer, volte a sorrir sem grandes preocupações de novo!

Quem pode fazer a prótese de carga rápida?
Não é por menos que a prótese imediata virou febre nos consultórios. Como você percebeu, a aplicação demora apenas algumas horas para ser finalizada. No entanto, nem todos os casos cirúrgicos podem receber os dentes no mesmo dia.

O sucesso da operação depende do tipo ósseo da pessoa, então é preciso investigar se os seus dentes têm o tamanho e a composição ideais para tal técnica. Os especialistas afirmam ainda que quadros de osteoporose e bruxismo são um empecilho para quem gostaria de fazer a prótese imediatamente.

Outro fator que indica o sucesso do procedimento tem a ver com a circulação do sangue. Se você já teve problemas com cicatrização ou se tem alguma doença que impede a rápida melhoria dos tecidos, é melhor não apostar no implante de carga rápida.

Quais são as principais vantagens do método?
Adiante, resumimos as principais vantagens desta técnica contemporânea, que une a rapidez da prótese à ótima estética na boca. Tudo isso para você voltar a ter o sorriso dos sonhos com um tratamento rápido e sofisticado!

Rapidez
Começando com as vantagens, o principal benefício de ter dentes no mesmo dia é a rapidez, já que o procedimento é realizado em única consulta, reduzindo o tratamento a um curto prazo.

Saúde
Como ninguém pode descuidar da saúde, é preciso afirmar que os “dentes no mesmo dia” não apenas são acompanhados de benefício estético como reduzem a reabsorção do processo alveolar e do ósseo com a colocação da prótese fixa. Para quem sofre com a mastigação, essa técnica devolve rapidamente a facilidade para mastigar os alimentos.

Estética
Se compararmos à forma tradicional, o paciente que busca a carga imediata desfruta da beleza do seu sorriso em menos tempo. Aqui, temos outro ganho, porque você não precisará sair na rua com um dente a menos, acabando com os danos psicológicos pela aparência indesejada.

Qualidade
Além disso, o método provém de pesquisas na área odontológica que melhoram a adaptação dos materiais metálicos que sustentam os novos dentes na sua boca. É por causa disso que o implante confere mais conforto e estabilidade bucal, melhorando a mastigação, a fonética e até a higiene da área.

Que desvantagem pode ocorrer no implante imediato?
Desde a rapidez até a melhoria da qualidade de vida, a prótese de carga imediata traz inúmeras vantagens para quem perdeu os dentes. Contudo, é necessário ficar atento a possíveis riscos.

Como você já sabe, nem todo mundo pode recorrer ao método dos “dentes no mesmo dia” porque pode existir rejeição à carga. Geralmente, são duas as possibilidades da desvantagem ocorrer: quando a gengiva é infectada ou em caso de as células ósseas não aderirem ao implante.

Por fim, esteja atento ao valor da carga imediata, já que a técnica é mais complexa e pode custar um pouco mais caro em relação à tradicional. O preço depende de vários aspectos, dos quais fique sabendo a partir da consulta com um dentista especializado.

Ligue agora
Como chegar